Philip Kotler - Uma lenda em Marketing
Breve Biografia
1931 – Nascido em Chicago
1952 – Mestrado em Economia na Universidade Chicago
1956 – Doutoramento em Economia no MIT
Desde 1962 – Professor na Kellogg School of Management,
Northwestern University
Começou a
ensinar marketing em 1962 na Kellog School of Management, Northwestern
University. Ele acreditava que o marketing era uma ferramenta essencial na
economia, e verificou que a procura bens ou serviços não são somente
influenciados pelo fator do preço, mas pode ser influenciado por várias formas
como por exemplo a publicidade, promoções, canais de distribuição e muitos
mais. O ponto mais acentuado era de que o lucro estava ligado ao
bem-estar do consumidor e da sociedade, sendo que o marketing não só
deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro
da mesma.
Prestigiado autor na área de marketing com mais 50 livros públicos dos quais se destacam:
·
Principles of Marketing;
·
Social Marketing;
·
Marketing for Hospitality and Tourism;
·
The Marketing of Nations;
·
Kotler on Marketing;
·
Tem Deadly Marketing Sins;
·
Market Your Way to Growth
Algumas das lições que Philip Kotler recomenda sobre Marketing:
1. Marketing tradicional
morreu
Os consumidores buscam informações na
internet, fazem uma pesquisa com recomendações de amigos. Aquele antigo
Marketing onde as empresas detinham toda a informação e os consumidores
conheciam através da publicidade já não é suficiente.
2. Segmente os seus clientes
Oferecer os produtos em
massa igual como era antigamente já não é tão eficiente. Hoje em dia, com a globalização e com os
consumidores mais exigentes, é necessário que seu produto se aproxime o máximo
possível das necessidades dos seus clientes.
3. Não pare de procurar
Inovar
As empresas deixam de existir, a partir do
momento que a sua tecnologia passa ser obsoleta e se recusam a fazer a mudança.
O seu propósito deixa de existir quando não existe uma necessidade dos
consumidores
4. Não deixe de parte o
planeamento e mensuração
Se para as empresas o sector de marketing se
só serve para fazer campanhas publicitárias então para Kotler não estão
trabalhar corretamente. É importante para as empresas analisar e prever o futuro,
acompanhar as tendências, gostos e necessidades dos consumidores para garantir
a viabilidade futura da empresa.
5. Faça os seus clientes
sentir parte integrante do processo
Permitir que os clientes façam parte do
processo criativo e desenvolvimento de produtos, aproxima o mercado da sua
empresa e pode trazer um produto mais de acordo com as necessidades do
consumidor.
Mas se gostou ler este breve artigo sobre a personalidade Philip Kotler e quer aprofundar um pouco mais sobre matéria de Marketing Digital, que tal fazer um pouco mais de Pesquisa e venha explorar os 8 P do Marketing Digital (clique na imagem).
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