Philip Kotler - Uma lenda em Marketing





Breve Biografia

1931 – Nascido em Chicago

1952 – Mestrado em Economia na Universidade Chicago

1956 – Doutoramento em Economia no MIT

Desde 1962 – Professor na Kellogg School of Management, Northwestern University




Começou a ensinar marketing em 1962 na Kellog School of Management, Northwestern University. Ele acreditava que o marketing era uma ferramenta essencial na economia, e verificou que a procura bens ou serviços não são somente influenciados pelo fator do preço, mas pode ser influenciado por várias formas como por exemplo a publicidade, promoções, canais de distribuição e muitos mais.  O ponto mais acentuado era de que o lucro estava ligado ao bem-estar do consumidor e da sociedade, sendo que o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro da mesma.







Prestigiado autor na área de marketing com mais 50 livros públicos dos quais se destacam:




·       Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation and Control
·       Principles of Marketing;
·       Marketing Models;
·       Social Marketing;
·       Marketing for Hospitality and Tourism;
·       The Marketing of Nations;
·       Kotler on Marketing;
·       Tem Deadly Marketing Sins;
·       Market Your Way to Growth








Algumas das lições que Philip Kotler recomenda sobre Marketing:


1.     Marketing tradicional morreu 

Os consumidores buscam informações na internet, fazem uma pesquisa com recomendações de amigos. Aquele antigo Marketing onde as empresas detinham toda a informação e os consumidores conheciam através da publicidade já não é suficiente. 

2.     Segmente os seus clientes

Oferecer os produtos em massa igual como era antigamente já não é tão eficiente. Hoje em dia, com a globalização e com os consumidores mais exigentes, é necessário que seu produto se aproxime o máximo possível das necessidades dos seus clientes.

3.     Não pare de procurar Inovar

As empresas deixam de existir, a partir do momento que a sua tecnologia passa ser obsoleta e se recusam a fazer a mudança. O seu propósito deixa de existir quando não existe uma necessidade dos consumidores

4.     Não deixe de parte o planeamento e mensuração

Se para as empresas o sector de marketing se só serve para fazer campanhas publicitárias então para Kotler não estão trabalhar corretamente. É importante para as empresas analisar e prever o futuro, acompanhar as tendências, gostos e necessidades dos consumidores para garantir a viabilidade futura da empresa.
5.     Faça os seus clientes sentir parte integrante do processo

Permitir que os clientes façam parte do processo criativo e desenvolvimento de produtos, aproxima o mercado da sua empresa e pode trazer um produto mais de acordo com as necessidades do consumidor.

 


Mas se gostou ler este breve artigo sobre a personalidade Philip Kotler e quer aprofundar um pouco mais sobre matéria de Marketing Digital, que tal fazer um pouco mais de Pesquisa e venha explorar os 8 P do Marketing Digital (clique na imagem). 





https://sites.google.com/view/themightyfouraboutmarketing8p/8-mkt-ps










Comentários